A bordo da missão JUICE




Hoje, a nossa escola recebeu uma palestra promovida pelo Ciência Viva. Inserido na iniciativa "O Espaço vai à Escola", o investigador Marco Pinto conversou com os nossos alunos através de uma reunião do Google Meet. 

Estiveram presentes nesta palestra discentes do 3ºA, 4ºA, 4ºB, 6ºA, 7ºA, 11º A/B e da turma do Curso Profissional de Técnico de Desporto, para além dos vários professores que acompanharam as turmas. Ficamos a perceber as particularidades do Sistema Joviano, as caraterísticas únicas de Júpiter e de três dos seus 79 satélites naturais.

De facto, a missão JUICE da Agência Espacial Europeia, procurará incidir a sua investigação sobre Ganymedes, Europa e Calisto. Assim, falamos sobre de que modo estamos a tentar perceber as principais dificuldades que a missão JUICE irá enfrentar - a radiação que Júpiter emite, as trajetórias de todas estas "luas", as particularidades magnéticas dos movimentos dos satélites mais próximos do planeta. Ainda nos foi possível ficar a conhecer a natureza exploradora dos rovers e satélites que irão procurar perceber se Europa reúne condições adequadas para sustentar vida, já que se supõe a existência de água em estado líquido e atividade vulcânica sob a sua superfície gelada.

Em seguida, foi pedido aos alunos que refletissem sobre o que seria necessário para que, missões desta natureza, fossem tripuladas. Por fim, na sessão de perguntas e respostas, entre sorrisos e 'obrigados', foi possível ver os nossos alunos aproveitarem ao máximo o conhecimento técnico e altamente especializado do investigador palestrante, a quem muito agradecemos a simpatia e disponibilidade.

Ao longo da sessão experimentaram-se algumas dificuldades técnicas mas nem isso esmoreceu o espírito dos participantes. As inscrições no Clube de Probótica triplicaram.

A todos os presentes, o nosso muito obrigado.



Marco Pinto
Investigador no Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas



Convite/panfleto criado para divulgar a atividade


Comentários